domingo, 3 de julho de 2011

PCN competencia e habilidades


Os PCN do Ensino Médio são a base da Educação Básica, dão suporte para organizar a escola, o Currículo baseado em competências e habilidades e não no acúmulo de informações, um currículo que estabeleça vínculos com os diversos contextos de vida dos alunos.

Os PCN do Ensino Médio buscam dar significado ao conhecimento Escolar, por isso defendem a contextualização e a interdisciplinaridade. Ensino Médio é a etapa final de uma educação de caráter geral que situa o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho, justificando por isso competências e habilidades, contemplando o contexto da contemporaneidade.

Nos PCN encontram-se subsídios para reflexão, discussão e construção de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados, auxiliando o professor na sua tarefa de assumir, como profissional o lugar que lhe cabe pela responsabilidade e importância no processo de formação do povo brasileiro.

Alguns desafios apontados pelos PCN são fundamentais para a escola e o professor:

- Revisão de objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar;

- Refletir sobre o porquê, o para quê, o quê, como e quando ensinar e aprender;

- Refletir sobre a prática pedagógica tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos;

- Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula;

- Discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares;

- Identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem;

-Subsidiar as discussões de temas educacionais junto aos pais e responsáveis.



* Um dos maiores desafios, Competências no processo de ensino-aprendizagem:

Para construir competências se consideram o contexto de aprendizagem, a implicação do sujeito na tomada de decisão, a resolução de situações problemáticas e o próprio processo de construção de conhecimento.

Uma abordagem por competências defende que o sujeito constrói os seus próprios saberes, numa interação afetiva que possibilita o aprender a aprender.

Em um contexto educativo, com os outros, o sujeito (re) descobre, (re) inventa novas possibilidades de ação que lhe permitem situar-se critica e autonomamente na sociedade atual. Neste sentido, competência é compreensão, uso de habilidades, atitudes e comportamentos que facilitam a aprendizagem e o crescimento intelectual, social, físico e emocional dos alunos.

A competência seria a manifestação específica de uma habilidade integrante de uma inteligência, julgada necessária para todas as profissões e ocupações e essencial para uma boa gestão e cuidado da própria vida, na forma complexa que assume hoje.


Sobre a relação entre competências, objetivos e conteúdos:



Existe uma relação intrínseca. O educador deve ter clareza sobre os objetivos que pretende atingir com seu trabalho. Não se trata da formulação mecânica de objetivos, mas da dimensão teleológica da educação, da sua intencionalidade. Estabelecer objetivos é uma forma de se colocar em processo, essencial para permitir uma postura do sujeito. As grandes questões que se colocam são que tipo de homem se deseja formar, consequentemente que tipo de educação e que tipo desejamos.

Os conteúdos por sua vez não são um fim em si mesmo. Os conteúdos hoje, além de exigirem um significado, uma relevância, uma utilidade no contexto devem ser meios para desenvolver competências e habilidades. O planejamento de situações de aprendizagens devem ter a finalidade de levar o sujeito a expressar idéias, analisar informações e proposições, ser capaz de tomar decisões e argumentar, assim como, resolver problemas centrando o ensinar e o aprender no desenvolvimento de competências e habilidades em lugar de centrá-lo no conteúdo conceitual apenas.


É possível relacionar os três eixos de competências gerais para a área das linguagens com as competências básicas de artes visuais? De que forma?

É possível relacionar os três eixos de competências gerais para a área das linguagens que são: Ler, interpretar e produzir com as competências básicas de artes visuais que são: Fruição-contemplação, produção-criação, reflexão-Interpretação:

Com a capacidade de pensar múltiplas alternativas para solução de um problema de forma criativo e curioso para o desenvolvimento do pensamento divergente, da capacidade de trabalhar em equipe, da disposição para procurar e aceitar críticas, da disposição para o risco, do desenvolvimento do pensamento crítico, do saber comunicar-se, da capacidade de buscar conhecimento. Estas são competências que devem estar presentes na esfera social, cultural, nas atividades políticas e sociais como um todo, e que são condições para o exercício da cidadania num contexto democrático.


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