quarta-feira, 13 de julho de 2011

Experiências Práticas Reflexivas

Aprendizagens realizadas

Foi muito gratificante a experiência da prática reflexiva, na qual pude analisar a minha própria práxis escolar sobre a importância do planejamento, com objetivos bem definidos, com estratégias ricas de situações de aprendizagem, para que ocorram construções de novas competências e habilidades.

O contexto histórico, social, político, econômico e a teoria devem se entrelaçar através da observação, reflexão, análise do cotidiano urbano e as diferentes formas de viver e conviver.

A importância de desafiar os alunos a pesquisar, discutir, trocar informações sobre os aspectos semelhantes e diferentes encontrados, identificando as formas, as perspectivas, as impressões, os ângulos, os traços e as linhas encontradas nos diferentes contextos pesquisados.

No momento da construção do painel se observa nas falas dos alunos, identificação de alguns aspectos que antes não havia identificado o aluno se apropriando do conhecimento construído de uma forma significativa.

A partir desta experiência se observa a importância de uma proposta bem elaborada, que proporcione um olhar de forma crítica e autônoma, desafiando sempre ao desenvolvimento de novas aprendizagens, na qual nós como educadores somos agentes de transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário