domingo, 3 de julho de 2011

Observação das aulas de Artes

OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ARTES.



A observação deverá considerar quatro aspectos principais:



1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:



-Nome da Escola: Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem.


-Nível de ensino: Ensino Fundamental.


-Rede: Estadual.


-Localização: centro da cidade- zona urbana.


-Série: 5º série.


-Turno: manhã.


-Número de alunos: 24 alunos


-Faixa etária: 10 a 11 anos.


-Perfil geral da turma: Atenciosos, educados, dedicados, determinados e críticos


-Nível de motivação: Excelente, não se percebe aluno no momento presente desta proposta desinteressado, cada um contribui com o pouco que sabe e juntos constrói novos saberes, existe uma troca.



2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a



-Nome fictício: “Sil”.


-Formação: História


-Tempo de atuação: 10 anos.


-Atuação na área de artes: 8 anos.


-Experiência em Educação Infantil: 14 anos.


-Relacionamento com alunos: Bom, com determinação, combinações, acordos, limites e alegria.


-Forma de trabalho: Trabalha com as diferentes formas de situações de aprendizagens, com o intuito de abranger as diferentes linguagens artísticas, como arte visual, música, dança e o teatro. Oportunizando o desenvolvimento das múltiplas inteligências. Houve a liberdade de escolher a música e os grupos, na aula anterior tiveram oportunidade de se organizar, nos diferentes espaços da escola e resolver, tinham que no término da aula entregar o nome dos componentes do grupo a nome da música que iriam apresentar.



3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis



-Características do espaço físico: Hoje as apresentações foram no auditório, por ser mais espaçoso.


-Tipo de sala: Arejada com janelas vasculantes, com cortinas de tecido para proteção do sol. As paredes da sala foram pintadas de cores verde-claro e escuro, que evita o desejo de riscar as mesmas. Ventiladores em todas as salas de aula.


-Móveis: Todas as salas têm caixas de som para avisos importantes, têm mesas e cadeiras em bom estado, quadro branco, apagador e uma toalha de tecido


-Materiais e recursos disponíveis: vídeo móvel com tv, data show, retroprojetor, câmeras, microfone, rádio.


-Presença de imagens na sala (quais?): Os trabalhos dos próprios alunos, cartazes da Campanha da Fraternidade de 2011, cartazes informativos sobre cursos como ENEM.


-Periodicidade das aulas de artes: duas aulas por semana, 80 horas aulas por ano.



4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:



-No primeiro momento adequado dos aparelhos de sons como: caixa de som, microfone e últimos acordos entre os grupos.


- No início a professora realiza uma dinâmica: Estralam os dedos, bate palmas, bate nas pernas inicia devagar e vai mais de pressa, ocorrendo uma harmonia e uma sincronia nos movimentos, para acalmar todos os alunos.


-Descrição da proposta da aula: Desenvolver a expressão artística das diferentes formas de comunicação, como os mais variados símbolos e códigos do saber artístico, abrangendo a capacidade de observar, apreciar, ler, compreender e contextualizar as produções artísticas como análise dos elementos da riqueza da humanidade, valorizando a diversidade na forma de expressão. Também existe um planejamento nos Planos de Estudos e depois os Planos de Trabalho.


- Análise dos elementos que fizeram parte da aula: O principal foi o cantar a música, memorização da letra, estilos com vestimentas e adereços, coreografia e sua expressão corporal.


-Interação entre alunos e professor/a no desenvolvimento da proposta: Houve uma integração dos alunos na proposta da professora, uma interação de todos. Momento de solidariedade na divisão das partes da música como solo.


-Planejamento: Ocorreu sim planejamento, a proposta funcionou, mas sabemos que muitas vezes ocorre adequação da proposta, por vários motivos


-Proporcionou a construção de conhecimento? Por quê? Sim, pois no final teve um ambiente de troca entre eles, cantaram mais músicas conhecidas, na qual todos partilharam, ocorreu uma aprendizagem significativa possibilitando um relacionamento sócio-afetivo, proporcionando um momento lúdico e prazeroso, desenvolvendo sua autonomia e criticidade. A música cantada foi Lado de Cá- Chimaruts.



Músicas apresentadas:


1) Eduardo e Mônica- Legião Urbana- anos 60


2) Garoto Errado- Manu Gavassi- Pop


3) Mexe,Mexe que é bom- Sertaneja.


4) Selinho na Boca- Latino e Perla- Fanque..


5) afoga o Gancho.


6) Planeta Azul- Chitanzinho e Chororó.


7) Serenade- Reação em Cadeia- Romântico.Este grupo toca vilão.


8) Tá vendo aquela lua- Pagode.





OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ARTES.



A observação deverá considerar quatro aspectos principais:



1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:



-Nome da Escola: Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem.


-Nível de ensino: Ensino Médio.


-Rede: Estadual.


-Localização: centro da cidade- zona urbana.


-Série: 204


-Turno: Tarde.


-Número de alunos: 31 alunos


-Faixa etária: 15 a 17 anos.


-Perfil geral da turma: Atenciosos, educados, calmos, porém delimitados na busca de novos conhecimentos, parece que tem limitações na questão da expressão comunicativa e na sua autonomia no seu processo de construção do conhecimento.


-Nível de motivação: Regular é necessário maior envolvimento nas diferentes linguagens em seu processo, precisa se permitir a desafiar se ao “erro”, para que ocorra um crescimento em seu próprio processo de construção do ensino-aprendizagem.



2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a



-Nome fictício: “Rafa”.


-Formação: Licenciatura em Artes Artística, habilitação em Artes Cênicas


-Tempo de atuação: Desde1995 com teatro e oficinas de teatro onde os grupos só “faz aula quem quer, tem interesse”. – Atuação na Rede Estadual: Desde 2005, com a média de 35 alunos e trabalhando com a educação artística com as diferentes linguagens.


-Relacionamento com alunos: Bom, com determinação, combinações, acordos, limites, promovendo a reflexão, a ter uma aprendizagem significativa, permitindo a busca de novas vivências e a construção de novos saberes.


-Forma de trabalho: Trabalha com as diferentes formas de situações de aprendizagens, com o intuito de abranger as diferentes linguagens artísticas, como arte visual, música, dança e o teatro. Oportunizando o desenvolvimento das múltiplas inteligências. Na aula anterior tiveram algumas explicações orais e escritas.



3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis



-Características do espaço físico: Sala espaçosa com boa ventilação.


-Tipo de sala: Arejada com janelas vasculantes, com cortinas de tecido para proteção do sol. As paredes da sala foram pintadas de cores verde-claro e escuro, que evita o desejo de riscar as mesmas. Ventiladores em todas as salas de aula.


-Móveis: Todas as salas têm caixas de som para avisos importantes, tem ventiladores, têm mesas e cadeiras em bom estado, quadro branco, apagador e uma toalha de tecido


-Materiais e recursos disponíveis: vídeo móvel com tv, data show, retroprojetor, câmeras, microfone, rádio.


-Presença de imagens na sala (quais?): Os trabalhos dos próprios alunos, cartazes da Campanha da Fraternidade de 2011, mapas e cartazes informativos sobre cursos como ENEM.


-Periodicidade das aulas de artes: Uma aula por semana de 48 minutos, 40 horas aulas por ano.



4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:



- No início a professora conversou com os alunos sobre a proposta da aula, com explicações orais e escritas no quadro, depois questiona a perguntas.


-Descrição da proposta da aula: A aula de artes promove o desenvolvimento do ser humano através das linguagens artísticas, a partir das observações, do sentir, do perceber, imaginar, criar e produzir idéias e valores. Desafiar a busca por novos saberes. Transformar paradigmas pré-estabelecido pela sociedade e valorizar a diversidade cultural. Deve promover o respeito quanto à diversidade de valores incutidos no dia-a-dia de cada educando. Também existe um planejamento nos Planos de Estudos e depois os Planos de Trabalho.


- Análise dos elementos que fizeram parte da aula: O principal foi à pintura, trabalhando a perspectiva, a iluminação, com explicações orais e escritas, nesta proposta deve duração de duas semanas, portanto duas aulas..


-Interação entre alunos e professor/a no desenvolvimento da proposta: Houve uma integração dos alunos na proposta da professora, uma interação de todos na organização e no diálogo durante o processo de construção do trabalho. A professora é democrática e está aberta para a sugestão de novas idéias e expor seus saberes.


-Planejamento: Ocorreu sim planejamento, a proposta funcionou, mas sabemos que muitas vezes ocorre adequação da proposta, por vários motivos


-Proporcionou a construção de conhecimento? Por quê? Sim, porque a professora desafia a pensar de uma forma diferente, permitindo a vivenciar as diferentes formas de expressão da linguagem visual, mobilizando a sensibilidade e a um relacionamento sócio-afetivo, proporcionando uma aprendizagem significativa e prazerosa, desenvolvendo sua autonomia e criticidade.


Esta experiência foi marcante e muito boa para meu crescimento, pois aproveitei e realizei nos dois níveis de ensino: Fundamental e no médio, pois não tinha tido o prazer de observar aulas de colegas se não fosse desta maneira, porque quando realizei a minha outra faculdade não foi solicitada esta vivência escolar.


Com esta atividade refleti sobre a importância de um planejamento, na qual temos que ter um objetivo claro sobre onde queremos chegar, alcançar através de nossa ação, que deve ser rica em situações de aprendizagens para que ocorra o desenvolvimento de novas competências de forma significativa, no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos.


É neste momento, que estabelecemos a organização dos conteúdos que são os meios, para uma proposta de trabalho de uma forma coerente e significativa, pois será este planejamento o diferencial para desenvolver as competências gerais para a área da linguagem que são: ler, interpretar e produzir que dão sentido para que o aluno amplie sua sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.


A proposta de ação deve estar ligada a um projeto da escola que auxilia no desenvolvimento e crescimento pessoal do aluno de forma autônoma, crítica e emancipativa num contexto com atividades, na qual ele possa estabelecer conexões que permitam construções de conhecimento artístico.




Anexos:


Estou enviando algumas fotos dos trabalhos realizados pelos alunos na proposta de observação, pois deu tempo de observar as produções, que foi trabalhado a questão das perspectivas nas paisagens:

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