terça-feira, 19 de abril de 2011

Uma Experiência de Situação de Aprendizagem

1 Uma experiência de situação de ensino-aprendizagem em que houve construção de conhecimento em artes visuais.

O meu planejamento é centrado na realidade nos meus alunos. Penso sobre qual a melhor forma para abordagem de um novo conteúdo, sobre “o que é arte?” como aprendemos? E qual a melhor maneira de ensinar?

Conceitos que norteiam nossa prática.

Há pouco tempo realizei uma proposta de aula, com a visitação do museu da cidade, para apreciação de uma exposição de máscaras de vários artistas, na qual foi proposto ao grupo de alunos do 1º ano de ensino médio, com a releitura e a elaboração da construção de sua própria máscara.

Após a visitação da exposição foi oportunizado a reflexão, com a troca de idéias, discussão sobre os materiais utilizados, qual o tema de cada artista, promovendo o interesse em desenvolver sua imaginação, sua criatividade, respeitando os diferentes aspectos artísticos e visuais.

Integrando e interagindo consigo mesmo e com os outros, ampliando sua visão histórica, cultural e social.

Penso que foi uma experiência que ocorreu uma aprendizagem, pois teve uma motivação, experimentação e a construção do conhecimento, com sua própria vivência. Também foi realizado relações com a pesquisa dos artistas como: Van Gogh, Pablo Picasso entre os outros artistas.

Para minha surpresa, foram construídas diferentes máscaras, com diversos estilos e formas, com diversos materiais recicláveis, com o aproveitamento de materiais disponíveis, na qual também houve um desfile na sala entre eles, com um momento lúdico, prazeroso, de interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário