terça-feira, 19 de abril de 2011

Relatos de Aprendizagem do Site do Instituto de Arte na Escola

Relatos de professores encontrados no site do instituto de Arte na Escola.

Nível: EJA Linguagem: Artes Visuais.

Autor: Tânia Regina Cesar Monnerat.


Falando de Flores


Escolhi este projeto desenvolvido na escola EMEF.”Álvaro de Castro Mattos”, que se localiza em um dos bairros de classe média de Vitória-ES, cuja clientela em sua maior parte de trabalhadores do próprio bairro ou residentes em outras localidades próximas.

Na qual me chamou a atenção pela forma como foi conduzida a proposta de trabalho da professora e também pela questão das constantes faltas na freqüência por parte dos alunos.

A forma como ela conduz seu trabalho, abrindo espaço para que os alunos expressem seus sentimentos e conhecimentos prévios, aprofundando suas discussões e análise sobre o tema o que é arte? O que é artesanato?

Despertando o interesse dos alunos sobre este universo da arte, com embasamento teórico, apresentando também um palestrante com um tema social de preservação do meio ambiente. Apontando caminhos para a utilização de materiais reciclados, possíveis a sua realidade, também apreciando um vídeo, com uma experiência em economia solidária, com relatos de experiências em atividades lucrativas, através de cooperativas de trabalho.

Oportunizando a discussão sobre a diferença entre arte e artesanato. Qual a função da arte? Enfocando as questões dos trabalhos realizados na arte popular, quando apresentados pelos tapetes de serragem coloridos feitos em feriados santos, nas pinturas e esculturas em madeira e cerâmica populares.

Estimulando questões sobre o que poderia ser caracterizada mais especificamente como arte erudita e arte popular. Questionando o porquê a arte é uma necessidade, uma busca humana? O que diferencia a arte de Gabriel dos Santos e o caráter social do artesanato mostrado em vídeo, na ocasião da palestra Economia Solidária.

Acredito que o desenvolvimento desse projeto, poderá valorizar o conhecimento pela interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. Despertando um novo olhar em educação, através do ensino da arte, pois não se apresenta de forma isolada, mas sim dentro do contexto social, proporcionando conteúdos de forma contextualizada e globalizada.

A proposta do projeto que possibilita a abertura do diálogo, da observação, a troca de informações, com diferentes ações, que possibilitam a interação entre a comunidade escolar, ampliando as diferentes áreas do conhecimento.

Ao usar diferentes estratégias de ação, como a elaboração e a criação de flores, com materiais reciclados, abordando o conceito de bi dimensão, a partir dos desenhos que realizaram e da tridimensionalidade, exemplificando com as flores construídas a partir dos desenhos.

A professora oportunizou possibilidades de ampliação do conhecimento, dentro do universo artístico, despertando nos alunos o verdadeiro gosto pelo aprender e o fazer artístico. Direcionando um trabalho pedagógico para que produzam, compreendam e analisem os próprios trabalhos, tendo noções de apreciação estética e análise crítico das obras de artes e do patrimônio cultural artístico.

O papel do educador é desafiar o aluno na busca constante do conhecimento prévio de cada um, aguçando suas percepções e oferecendo novas perspectivas de conhecimento em arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário