Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares nacionais, Arte tem como tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo ensino aprendizagem. A área de arte está relacionada com todas as demais áreas e tem suas especificidades.
O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em três eixos norteadores:
A produção - fazer artístico;
A fruição - apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado;
Reflexão - construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal.
A proposição sobre aprender e ensinar arte tem por finalidade apresentar ao professor uma visão global dos objetivos, critérios de seleção e organização dos conteúdos e orientações didáticas e de avaliação da aprendizagem de arte para todo o ensino fundamental.
O documento propõe quatro modalidades artísticas as quais deverão ser trabalhadas pelos alunos que são: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança.
Segundo o Boletim Arte na Escola, nº 50, em pesquisa informal no Rio Grande do Sul, os professores de arte, nas artes visuais usam o documento como referência, especialmente para exercitar a crítica e que não funcionaria como "receituário".
Nenhum comentário:
Postar um comentário