quarta-feira, 1 de julho de 2009

Minhas Reflexões

Com a leitura do texto sobre o assunto: “O portfólio como experiência inovadoras na educação”, em que mostra informações importantes como: a origem do conceito de portfólio, sua conseqüência na aprendizagem e sua avaliação, também constataram que vários autores defendem este novo modelo de aprendizagem contextualizada, em que favorece o pensamento reflexivo sobre sua construção no processo de conhecimento.

O portfólio é um instrumento para mostrar como o individuo aprende, ele é autor de sua própria aprendizagem em sua criação, em que favorece o pensamento reflexivo e como o aluno se situa diante de um problema. Ele se torna sujeito, ele toma posse de uma linguagem artística, que passa por toda a expressão visual e cognitiva, pois cada um de nós tem um ritmo diferente de construção do conhecimento.

Este novo modo de experiência é inovador na educação, pois proporciona ao aluno dialogar com diferentes saberes e experiência, no qual enriquece sua aprendizagem desenvolvendo novas habilidade e competências, atitudes e hábitos de um ser pensante, reflexivo e criador. O aluno tem a liberdade de escolha na comunicação visual através das ferramentas de edição de imagens, cores, movimentos e sons, ele se posiciona como agente de transformação.

O portfólio que mais gostei e me cativou foi o do artista Infinit Colours http://www.infinitcolours.com/, pois apresenta uma diversidade de imagens, cores, movimentos e sons e um universo de conceitos e informações sobre o nosso planeta, como as energias cósmicas e mitológicas. Em que o ser humano está em constante busca do sentido de sua existência, trazendo a nós uma inclusão num mundo visual e artístico em que nos reporta a luz de nossa existência.

O blog 1 de Carla Alves também me encantou pela diversidade de assuntos e sugestões de sites, deixando um exemplo de professor interativa e aberta com seus alunos, oportunizando a eles momentos prazerosos de construção de sua própria aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário