segunda-feira, 6 de julho de 2009

Questionamentos:

Após a apreciação do vídeo, com as contribuições apresentadas por vários educadores, pensadores e escritores, mostrando e ao mesmo tempo apontando para uma profunda reflexão sobre o processo de construção do conhecimento. Como qual é o papel do professor neste contesto atual? Quais as condições de acompanhar a aceleração da produção de informação e do conhecimento? Como manter uma prática docente conectada com o contexto atual? Todos esses questionamentos e pensamentos passam pela nossa mente todos os dias, sobre nossa prática docente.

Segundo Jean Piaget: “ O conhecimento é interação entre o sujeito e o objeto, a ação do sujeito e que estimula a ação de busca do conhecimento”.

Acredito com a reflexão dos autores, não existe um profissional na educação em que se aproxima do ideal, sim que o professor do contexto atual deve ser um eterno pesquisador e estimulador pela busca do conhecimento. O professor deve proporcionar este movimento de busca através da pesquisa, da interação da teoria com o contexto da realidade de nossos alunos, dando abertura aos universos de conhecimentos através do dialogo, da troca de experiência, para construção de um novo saber significativo, despertando o prazer da criação do sonho e de novos objetivos de vida.

A vida é uma arte constante, em que precisamos resgatar urgentemente o lado humano de nossos alunos, pois muitos não têm metas em suas vidas estão desmotivados, tristes, temos responsabilidade com essa nova sociedade que aí está evoluindo a cada dia.

Precisamos reencantar a educação com nossa postura de eternos pensadores, críticos e reflexivos principalmente sobre nossa prática em sala de aula, somos agente de transformação, em que estamos nos preparando para está mudança, através do estudo, da pesquisa, como agora escrevendo essas linhas de analise sobre o tema: “Ser professor no contexto atual”.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Minhas Reflexões

Com a leitura do texto sobre o assunto: “O portfólio como experiência inovadoras na educação”, em que mostra informações importantes como: a origem do conceito de portfólio, sua conseqüência na aprendizagem e sua avaliação, também constataram que vários autores defendem este novo modelo de aprendizagem contextualizada, em que favorece o pensamento reflexivo sobre sua construção no processo de conhecimento.

O portfólio é um instrumento para mostrar como o individuo aprende, ele é autor de sua própria aprendizagem em sua criação, em que favorece o pensamento reflexivo e como o aluno se situa diante de um problema. Ele se torna sujeito, ele toma posse de uma linguagem artística, que passa por toda a expressão visual e cognitiva, pois cada um de nós tem um ritmo diferente de construção do conhecimento.

Este novo modo de experiência é inovador na educação, pois proporciona ao aluno dialogar com diferentes saberes e experiência, no qual enriquece sua aprendizagem desenvolvendo novas habilidade e competências, atitudes e hábitos de um ser pensante, reflexivo e criador. O aluno tem a liberdade de escolha na comunicação visual através das ferramentas de edição de imagens, cores, movimentos e sons, ele se posiciona como agente de transformação.

O portfólio que mais gostei e me cativou foi o do artista Infinit Colours http://www.infinitcolours.com/, pois apresenta uma diversidade de imagens, cores, movimentos e sons e um universo de conceitos e informações sobre o nosso planeta, como as energias cósmicas e mitológicas. Em que o ser humano está em constante busca do sentido de sua existência, trazendo a nós uma inclusão num mundo visual e artístico em que nos reporta a luz de nossa existência.

O blog 1 de Carla Alves também me encantou pela diversidade de assuntos e sugestões de sites, deixando um exemplo de professor interativa e aberta com seus alunos, oportunizando a eles momentos prazerosos de construção de sua própria aprendizagem.