Segundo Jean Piaget: “ O conhecimento é interação entre o sujeito e o objeto, a ação do sujeito e que estimula a ação de busca do conhecimento”.
Acredito com a reflexão dos autores, não existe um profissional na educação em que se aproxima do ideal, sim que o professor do contexto atual deve ser um eterno pesquisador e estimulador pela busca do conhecimento. O professor deve proporcionar este movimento de busca através da pesquisa, da interação da teoria com o contexto da realidade de nossos alunos, dando abertura aos universos de conhecimentos através do dialogo, da troca de experiência, para construção de um novo saber significativo, despertando o prazer da criação do sonho e de novos objetivos de vida.
A vida é uma arte constante, em que precisamos resgatar urgentemente o lado humano de nossos alunos, pois muitos não têm metas em suas vidas estão desmotivados, tristes, temos responsabilidade com essa nova sociedade que aí está evoluindo a cada dia.
Precisamos reencantar a educação com nossa postura de eternos pensadores, críticos e reflexivos principalmente sobre nossa prática em sala de aula, somos agente de transformação, em que estamos nos preparando para está mudança, através do estudo, da pesquisa, como agora escrevendo essas linhas de analise sobre o tema: “Ser professor no contexto atual”.